"A Construção do sujeito moral"
Quando você enfrenta algo que é um aventura inteiramente nova, abrindo novos espaços, quer seja uma inovção tecnologica, quer seja um modo de viver em relação ao qual os outros não podem ajudá-lo, sempre existe o perigo do entusiasmo exessivo, o negligenciar certos detelhes técnicos. Então você cai. " Este é um caminho perrigoso" , dizem os hindus. Quando seguir o rumo de seu desejo, do seu entusiasmo, de sua emoção, conserve a mente sob controle e não se deixe arrastar compulsivamente na direção do desastre.
Joseph Campbell. O poder do Mito. São Paulo: Palas Athená, 1991, p.140.
Dédalo e Ícaro
Quando Dédalo que pode ser visto como o patrono dos técnicos da grande Grécia antiga, colocou em seu filho, Ícaro, as assas que tinha feito, de modo que este pudesse voar e escapar do labirinto de Creta, que o próprio Dédalo tinha inventado, disse; " voe moderadamente. Não voe muito alto, se não o sol derreterá a cera de suas asas e você cairá. Não voe muito baixo, senão as ondas do mar o apanharão". O própio Dédalo voou moderadamente, mais viu seu filho, em extase, voando muito alto. A cera derreteu e o rapaz caiu no mar. (...)Quando você enfrenta algo que é um aventura inteiramente nova, abrindo novos espaços, quer seja uma inovção tecnologica, quer seja um modo de viver em relação ao qual os outros não podem ajudá-lo, sempre existe o perigo do entusiasmo exessivo, o negligenciar certos detelhes técnicos. Então você cai. " Este é um caminho perrigoso" , dizem os hindus. Quando seguir o rumo de seu desejo, do seu entusiasmo, de sua emoção, conserve a mente sob controle e não se deixe arrastar compulsivamente na direção do desastre.
Joseph Campbell. O poder do Mito. São Paulo: Palas Athená, 1991, p.140.
" Nós somos pais de nossa ações, mas nós também somos filhos de nossoa atos"
Aristóteles
"É injusto e imoral tentar fugir ás consequências dos própios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos própios apetites fuja ás consequências tomando tônicos ou outros remédios."
Gandhi
* Uma pessoa deve arcar com as consequências de seus atos (sim ou não) ? Por quê?
* Uma pessoa deve arcar com as consequências de seus atos (sim ou não) ? Por quê?
- Sim.Porque ela vai sentir no próprio corpo e no seu interior as consequências do excesso de sua ação.(Ubaldo Caetano Gobetti Bernardo, 40 anos)
- Não.Porque eu quero curtir o presente, o quê vier depois a gente resolve!(Janaína Felix,25 anos)
- Sim.Se você fez então esta ciente.Cada um é responsável por suas atitudes.(Celecina Maria Benevides,46 anos)
- Sim.Temos que ter uma vida regrada para que no futuro não soframos muito.(Luiz Polonini,51 anos)
- Sim.Pois ela é racional, sabe o que faz e o prazer não compensa os transtornos que se pode causar.(Maria da Penha Assunção Bernardo,43 anos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário