terça-feira, 15 de junho de 2010

A Dança na África do Sul

A história da dança na África do Sul é marcada pelas guerras, caças, festejos de casamento, dentre outros.

As danças são apresentadas através de sons e músicas da região, que ajudam os movimentos, e dão um entusiasmo a mais aos ritmos.

As danças e suas tradições estão diretamente ligadas ao teatro, às misturas de sons e aos próprios movimentos. Danças que apresentam lutas pessoais, que contam a tradição dos mineradores, os ritmos tribais, etc.

Dentre as novas produções , podemos destacar o projeto voltado para jovens pacientes da unidade de oncologia do hospital infantil da Cruz Vermelha, onde eles assistiram a apresentações de ballet.

A Cidade do Cabo possui uma ilustre história, elaborada por Dulcie Howes, da academia Doto Ballet, em 1934.

Os mais famosos coreógrafos e bailarinos da África do Sul são: Adelaide Tambo, Elizabeth Triegaardt e Keith Mackintosh.

Em 1978, Sylvia Magogo criou a MIDM (Moving Into Dance Mophatong) como um movimento social contra o apartheid, num trabalho de integração das pessoas e das culturas ocidentais e africanas.

Apartir daí nasceu o estilo “afrofusion”, misturando-se rituais africanos, músicas e danças country, com passos contemporâneos.

Apresentações como essas são reconhecidas internacionalmente, no Canadá, Estados Unidos, Europa, Austrália, dentre outros lugares.

A MIDM desenvolve também projetos educativos, como “cobertores da vergonha”, usando a arte da dança como forma de interagir com as disciplinas escolares. Através do projeto são trabalhados temas como amor, morte, luxúria, violência, cura e abuso de mulheres e crianças; também oferecem alimentação para os estudantes, que tem servido como alicerce para a mudança de suas vidas, através da arte.

O jazz também é valorizado na África do Sul. Possuem o Jazz Dance Teatre, uma academia da Cidade do Cabo, que trabalha com formação profissional da dança contemporânea, numa mistura com a dança africana e a cultura ocidental.

O Jazz Dance Teatre amplia os programas sociais através de trabalhos feitos com jovens e crianças, a fim de aprimorar suas habilidades. Em 2009 foram se apresentados por várias localidades do mundo.


Fonte: http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/danca-na-Africa-sul.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário