sábado, 17 de abril de 2010

A construção do sujeito Moral.

construção do sujeito moral

*Autonomia e liberdade

- Descontração do indíviduo e o reconhecimento do outro

- As várias dimensões da liberdade (ética, econômica, política)

- Liberdade e determinismo

*.As formas da alienação moral

- O individualismo contemporâneo e a recusa do outro

- As condutas massificadas na sociedade na sociedade contemporânea

*.Ética e política

- Maquiavel: as relações entre moral e política;

- Cidadania: os limites entre o público e o privado.

FONTE: http://afilosofia.no.sapo.pt/ProgFilBrasil.htm


O sujeito moral em Kant

Pode-se assumir que, segundo Kant, o sujeito moral é o ser racional. Para seres humanos, o sujeito moral pode ser qualificado como um ser racional sensível. O conceito de personalidade adquire aqui importância crucial. Na Religião dentro dos limites da simples razão, podemos ler que “a disposição para a personalidade é a suscetibilidade ao respeito para com a lei moral, como um motivo para si suficiente do arbítrio” (Religião B 18/ Ak VI: 27). Essa disposição diz respeito ao homem “como entre racional e ao mesmo tempo responsável” (Religião B 15/ Ak VI: 26). Tal compreensão nos leva a pensar nos conceitos de responsabilidade moral e liberdade. A fim de discutir tais conceitos, precisarei discorrer sobre a compreensão kantiana de filosofia moral, os conceitos de boa vontade, dever, imperativo categórico, vontade e arbítrio. Esses serão os pontos nucleares da sessão sob minha responsabilidade no mini-curso “Tópicos sobre a questão da subjetividade” .

FONTE: http://agguinaldopavao.blogspot.com/2007/10/o-sujeito-moral-em-kant.html


Ética

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética, estabelecendo seu campo de aplicação e fazendo uma pequena abordagem das doutrinas éticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho.

FONTE: http://tpd2000.vilabol.uol.com.br/etica1.htm


Política

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou a Cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.

Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos".

Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Ainda existem algumas divergências sobre o tema, para alguma política é a ciência do poder e para outros é a Ciência do Estado.

FONTE: http://www.brasilescola.com/politica/


Entrevistas :

entrevistada : Maria José Garcia.

• como você entende construção do sujeito moral?

A construção do sujeito moral ela exige limites , regras a serem seguidas .
Dentre essa construção temos a ética que é uma característica de todas as ações , existem as ações certas e as erradas. O sujeito moral tem que ser racional e ao mesmo tempo responsável,tendo ele tem que seguir uma lista de regras fundamentadas. Seguindo essas regras nos tornamos bons cidadãos.


entrevistada :

Indiara Bassul Zetum Bezerra , estudante do Curso de Direito.

- Olá Indiara, como você entende a construção do sujeito moral?

Bom primeiro de tudo o mais importante para o ser humano em meu pensamento é a moral e a ética, dois fundamentos da construção que faltam em muitos cidadãos. Outro caso que é importante aborda é a Política que por si é linda, mas que por muitos políticos usam somente

a politicagem que é uma coisa muito ruim, que só nos prejudica. Se cada um de nós tivermos um pouco de moral e um pouco de ética, pouco que seja, seremos uns bons cidadãos e teremos uns bons políticos.

3º entrevistado:
Pedro Henrique Marques Couto , estudante do Curso de Direito.
- Olá Pedro, como você entende construção do sujeito moral?

A ética e a moral deveriam ser características obrigatórias para um cidadão ser titular do poder de administrar o bem público. Mas como essas qualidades não são aferíveis objetivamente, ou seja , essas virtudes são inerentes a ação humana, sendo, portanto, subjetivo, tem que haver
conscientização por parte da sociedade, para que na hora da eleição, o interesse público sobressaia o interesse particular, elegendo pessoas verdadeiramente capazes de estar em um cargo de grande responsabilidade e importância para o país .


Créditos : Izabella Bassul e Thais Bastos

.Grupo Antenados




Nenhum comentário:

Postar um comentário