sábado, 17 de abril de 2010

Sujeito Moral




1º entrevista –
Doutora: Kênnya Santos Motta Mathias (Fisioterapeuta)

É o que cada sociedade institui como moralidade seus valores de “bem ’’ e “mal‘’,
Correto e errado permitido e proibido, a conduta esperada pelos membros dessa sociedade.
O sujeito moral é obediência as regras que determinada sociedade criou.
Ou seja sujeito moral é o ser racional e sensível de um contexto social .

2º entrevista –
Pessoa comum: Maria Santa de Freitas

São os conceitos morais de uma pessoa .


3º entrevista -
Aluno: Bruno Leonam

O sujeito Moral, é o reconhecimento que as pessoas devem ter pelas outras, cada qual deve ser tratado igualmente sem ter privilégios por causa de cor, religião ou raça, mais todas as sociedades devem agir do mesmo jeito e pensar da mesma forma, para que não haja pessoas mais privilegiadas que as outras .


O que é o Sujeito Moral


- Para que possamos entender o que é o sujeito moral, devemos primeiro nos informar sobre o que seriam valores, os valores seriam, além de relativos ao lugar e ao tempo, também subjetivos, ou seja, dependendo da avaliação de cada individuo. Mas se cada um pudesse fazer o que bem entendesse, não haveria a moral. E então começamos a entender o que seria o Sujeito Moral, seria o modo com que as pessoas se relacionam, a vida se funde na solidariedade: e o ser humano só descobri a si mesmo pelo reconhecimento do outro.

A pergunta então seria: “Como devo viver?”
O sujeito moral então responde que não se trata do individual, egoísta, mas daquele sujeito capaz de reconhecer o outro como sendo um outro eu , o outro é tão importante quanto cada um de nós .

No entanto a moral muda a cada sociedade, a umas mais morais e outras menos, dependendo da maneira como facilitam ou dificultam o desenvolvimento da consciência ética dos sujeitos.
Muitos dessas éticas visam só para os mais privilegiados e os que não tem muitas condições acabam perdendo um pouco desses valores e não tem uma educação tão boa quanto á dos outros.

No sujeito moral visa que todos devemos ter a mesma educação e formação quanto seres humanos .


Grupo Idealistas 2º ano B
Landressa Germano , João Fernando e Lucas Pereira

Um comentário: