sexta-feira, 28 de maio de 2010

Filosofia

Platão e sua visão Política

A moral do homem platônico é uma moral sobretudo política. Este tipo de concepção de Platão se deu devido o fato de sua juventude ter sido marcada pelo Fenômeno conhecido como "polís", ou seja, o homem para Platão é o cidadão, que vive e participa da sociedade política.
Portanto a política sempre ocuparia um lugar de destaque na vida do filósofo: "... passei por experiência comum a muitos e me decidi firmemente a uma coisa: apenas em condição de dispor da minha vontade, logo dedicar-me à vida política".
O contexto em que viveu Platão foi um contexto onde a corrupção, não somente na cidade de Atenas, mas em todas as cidades do mundo grego. Este tipo de corrupção aliado a uma injustiça crescente da vida política de Atenas contribuíram para que Platão fomentasse dentro de si o desejo de propor uma nova forma e concepção política, onde a justa medida, governasse a vida de todos os cidadão da pólis.
O estopim para o caminho do amadurecimento político da filosofia de Platão se deu sem dúvida nenhuma, após o episódio da morte de seu mestre Sócrates. Este fato coloca Platão diante de um dilema, se os governantes mataram aquele que era o mais justo, ou pelo menos aquele que possuía um diferencial significativa em relação aos outros cidadãos, quem então poderá ser considerado um administrador dignos e que não seja corrupto?
Platão começa a pesquisar e observar as ações das pessoas no cenário político, evidenciando assim, todo o quadro de complexidade que envolve a administração da pólis.
A nova política platônica e o novo Estado deverão ter seu instrumento na filosofia, porque ela representa o único caminho seguro de acesso aos valores de justiça e de bem, que são o fundamento verdadeiro de toda política autêntica e, portanto, do verdadeiro Estado.
Platão por isso, em Górgias não hesita e põe na boca de Sócrates este desafio:- "Eu creio que estou entre os poucos atenienses, para não dizer o único, que tentam a verdadeira arte política, e o único entre os que agora vivem que a exercita .



Platão e sua visão Política

Entrevista

Pergunta :
* Quais as suas perspectivas para as eleições desse ano ?

Entrevistados :

( feminino , solteira , 20 anos. )
R: Bom , espero que sejam as melhores possiveis porque esse Brasil ta precisando.

( Masculino , solteiro , 17 anos. )
R: Eu acho que será diferente por que as promessas estão sendo tantas que agente começa a acreditar e a botar fé .

( Feminino , casado , 32 anos. )
R : Acho que será a mesma coisa. Promessas , promessas e nenhum cumprimento. Esses politicos são todos demagogos safados que não estão nem aí pra nada .


Conclusão:

COncluímos então que se todos politicos seguissem o pensamento de platão o nosso País estaria bem melhor , mas que tambem não adianta só criticarmos sem procuramos melhorias nos reenvindicando , cada um tem que fazer sua parte e levar a sério por que oque esta em jogo é o nosso país e o que ficará para nosso futuro .

Componentes:

João Fernando Ávila
Landressa Germano
Lucas Pereira
Tatiana Senna

2°B

Nenhum comentário:

Postar um comentário