sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que é POLÍTICA?

O que é POLÍTICA?
Muitas vezes achamos que não cabe a nós a responsabilidade pelo que acontece em nosso bairro, em nossa cidade ou em nosso país. Afinal, o que podemos fazer? Não somos políticos; é a tais homens, eleitos pelo povo, que compete resolver os problemas. Em nenhum momento nos perguntamos: se nos tivéssemos reunido com outras pessoas para discutir os problemas que nos afetam, se nós tivéssemos rebelado de alguma forma, esses fatos estariam acontecendo? Como interferir? Como atuar para mudar essa realidade tão dura? Essas questões envolvem outra, mais ampla: o que é política?
Na vida diária, as pessoas se referem à política como a ação do Estado e da organização institucional. Assim, o termo é utilizado para descrever a atividade parlamentar de determinado político eleito ou a ação dos partidos políticos por ocasião de campanhas eleitorais ou, ainda, para se referir ao ato de votar e escolher representantes que exercerão mandato e decidirão em nome dos eleitores. A política apresenta-se como a arte de governar.
Também se emprega o termo para expressar a multiplicidade de situações em que a política se manifesta: política econômica, política sindical, política ecológica, política das igrejas. Nesse sentido, entende-se política como a atuação de instituições ou de segmentos da sociedade civil com a finalidade de alcançar determinados objetivos. Trata-se, pois, de uma política reduzida aos espaços institucionais, dos quais indivíduos participem apenas ocasionalmente.
No entanto, a política não diz respeito apenas aos políticos, mas a todos os cidadãos. Se considerarmos que a palavra política se origina do grego polis, que significa “cidade” poderemos compreender sua amplitude. A pólis era uma unidade de vida social e política autônoma, da qual os cidadãos participavam ativamente decidindo sobre os destinos da cidade. Mas só eram considerados cidadãos os homens livres, isto é, aqueles que, por possuírem escravos, estavam liberados do trabalho manual e da necessidade de suprir o sustento diário, seu e de sua família, podendo, assim, dedicar o tempo política, ao debate público sobre as questões da cidade.
No decorrer da história, a definição de política mudou, assumindo diferentes sentidos. A sociedade política moderna tem outras características, geradas por novas relações econômicas e sociais sempre renovadas.
A política apresenta-se de hoje como a arte de governar, de atuar na vida pública e gerir os assuntos de interesses comuns. Não se restringe à atividade desenvolvida no âmbito do Estado, mas faz parte da nossa vida, permeia todas as formas de relacionamento social: no trabalho, na escola, nas ruas, no lazer e até nas relações afetivas.
Política consiste no conjunto das relações
de poder vividas na sociedade.

Abaixo, postaremos as entrevistas de um funcionário da prefeitura, de um secretário, um vereador e um cidadão, onde fizemos uma única pergunta: O que é política pra você?
_______________________________________________________________________
Nome: Marco Antônio Ribeiro Xavier
Idade: 50 anos
Secretário de Administração.
Resposta: “Para mim, Política é a arte de governar. Governar é saber satisfazer um povo nas suas necessidades. É não brincar com os anseios deste mesmo povo. É saber gerenciar e saber delegar. É estar preparado para atender as expectativas depositadas em um único voto. É ter e ser responsável com a coisa pública.

Nome: Lilian
Idade: 38 anos
Funcionária da Prefeitura
Resposta: “A política é uma espécie de ciência, é um comportamento, é uma relação. Ela pode ser dividida, no meu pensamento, em política pública e política privada. A política privada é uma relação, que eu tenho com meus amigos, meus vizinhos, meus professores, com a comunidade em geral, com objetivo de manter um bom relacionamento com todos de forma justa e honesta, bem estar geral. Já a política pública é a relação do homem público com o homem comum, que deve ser pautada também em justiça e honestidade. É aqui que nasce a administração da nação, do bem estar comum, da paz, do desenvolvimento dos povos.




Nome: Alexandre Bonfim de Vasconcellos
Idade: 34 anos
Cidadão
Resposta: “Política é o ato de governar ou legislar para um povo que o elegeu e tornar seus desejos e anseios realidade, sem improbidade, roubos, superfaturamento entre outras coisas que acontecem muito por aí e lutando para melhorar a vida e o meio em que o povo que o elegeu melhor.

Nome: Nelson Morghetti
Vereador de Piúma
Resposta: “É a arte de inter-relação existente entre os seus humanos independentemente de fazerem ou não parte da mesma sociedade. Ela pode dividir-se de maneira diferente, como por exemplo: inter-relação entre cidadãos, inter-relação de comércio, inter-relação entre Estados, inter-relação entre governos (federal, estadual, municipal), inter-relação de poderes (legislativo, executivo, judiciário), no caso dos órgãos públicos, podendo ser institucional ou não. Há ainda a política partidária necessária para manutenção dos poderes executiva e legislativa, nascendo daí os representantes do povo responsáveis pelas políticas de gestão pública (saúde, educação, administração, meio ambiente e etc.). Para finalizar, importante seja dito, que nos termos do que se intencia a constituição federal, à de se considerar que todos os cidadãos devem exercer sua cidadania plena, uma vez que cumprido seus direitos e deveres perante a sociedade, também será imposto o máximo da Carta que diz que o poder emana do povo. Se assim for feito, políticas justas serão desenvolvidas com conseqüente resgate de dignidade do povo.
_______________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito dos comentários ai postados sobre politica. O que na realidade faz parte da nossa vida em tudo que fazemos! pena que destorcem quase tudo e gera, tristeza e guerra. Como seria bom que agente pudesse ver com os olhos do coraçâo e que os politicos própriamente, ditos, se vice dentro do angulo politico e sofressem com as misérias dos outros... Parabéns !

    ResponderExcluir